Corvette Sting Ray Split-Window 1963
09:31
o já adorado Corvette estreou um novo modelo que enlouqueceu os fanáticos por veículos esportivos: o Sting Ray Split-Window 1963, baseado em carro de corridas desenhado por Bill Mitchel, chefe de design da GM à época. Este modelo se tornou um dos esportivos mais admirados na história da indústria norte-americana. Além do desenho empolgante que acabou se tornando um ícone a nível mundial, o Sting Ray trouxe a suspensão traseira independente e um poderoso V8 Small Block com injeção de combustível.
O Corvette Sting Ray Split Window, de 1963, foi fabricado para comemorar os dez anos de fabricação dos esportivos norte-americanos da General Motors. Outro motivo da sua criação foi combater o crescimento da importação dos modelos europeus durante o período de pós-guerra.
Para ter uma noção do significado deste carro, ele foi considerado patrimônio nacional pelo governo dos EUA, e hoje tem a sua venda proibida em outros países. Os modelos que o Corvette Sting Ray Split Window concorria eram: Jaguar XK e Mercedes-Benz 300SL, o asa de gaivota.
O Corvette Sting Ray Split Window (janela traseira dividida) é considerado um modelo raro. No Brasil existem apenas três exemplares. Este veículo foi produzido no primeiro ano de fabricação (1963) do carro e era considerado um modelo leve, pesando 1300 kg.
A carroceria era produzida em plástico reforçado com fibra de vidro e era prensada em moldes. A estabilidade do carro era garantida pela distribuição de massa, 48% no eixo dianteiro e 52% no eixo traseiro, com um motor V8 de 5,3 litros, localizado logo atrás do eixo dianteiro.
Outra característica marcante do Corvette Sting Ray são as marchas. Consideradas longas, a primeira leva o piloto a 90 km/h, a segunda a 130 km/h, a terceira a 180 km/h e a quarta a impressionantes 230 km/h. O sistema de frenagem é equipado com freios a tambor. Em 1965, a montadora optou por utilizar o sistema de discos nas quatro rodas. Já a suspensão é independente, com dois triângulos superpostos e amortecedores telescópicos nas quatro rodas. No caso das dianteiras, molas helicoidais e feixes transversais. O desenho e o nome foram inspirados no modelo de competição Sting Ray Racer.
0 comentários